Segunda-feira, 28 de Novembro de 2011

Livre-arbítrio ou determinismo?

Embora façamos homenagens verbais ao nosso amor ao livre-arbítrio, na hora da verdade agarramo-nos ao determinismo para nos salvarmos. (…) Assim o fazem todos os criminosos que utilizam a defesa de insanidade ou de responsabilidade diminuída. Assim o fazem todos os cônjuges ciumentos que utilizam a defesa da insanidade temporária depois de terem assassinado o parceiro infiel. Assim o faz o parceiro infiel quando justifica a infidelidade. Assim o fazem todos os grandes empresários que utilizam a culpa da doença de Alzheimer quando acusados de fraude contra os acionistas.

 

Assim o faz uma criança no recreio ao dizer que um amigo o obrigou a fazê-lo. Assim o faz cada um de nós quando voluntariamente alinhamos com uma sugestão subtil do terapeuta de que devemos culpar os nossos pais pela nossa infelicidade actual. Assim o faz um político que culpa as condições sociais pela criminalidade da zona. (…) Assim o fazem todas as pessoas que consultam o horóscopo. Em cada caso existe um abraço voluntário, feliz e agradecido ao determinismo. Longe de amarmos o livre-arbítrio, parecemos ser uma espécie que positivamente se precipita para o entregar (ao tribunal) sempre que pode.



Adaptação de Matt Ridley, Genoma, Gradiva

 

 

 

 
Para os meus alunos do 10º ano:
 
Vamos lá aplicar alguns conhecimentos. Comecemos por: 
 
    1. arranjar coragem;
    2. analisar os conteúdos do texto e do vídeo;
    3. esclarecer dúvidas (usando o comentário);
    4. enunciar o problema em análise;
    5. definir a/as tese/s assumida/s;
    6. identificar os argumentos que sustentam a/s tese/s assumida/s.
    7. arriscar expôr uma posição própria sobre o assunto.
 

Por agora, se conseguirem chegar ao ponto 3, já fico satisfeito. O resto pode ir sendo feito até ao final do ano letivo, de acordo com o vosso ritmo e disponibilidade. Bom trabalho!

 

 



publicado por ideias-em-movimento às 23:20
Olá professor. Estivemos a debater entre nós (a turma) e queríamos saber se podia adiar o teste para quarta porque tínhamos mais tempo para estudar, uma vez que o teste de macs é segunda e fica muito apertado.
Por: Beatriz Grade
Anónimo a 4 de Dezembro de 2011 às 01:29

*'uma vez que o teste de macs é terça'
Anónimo a 4 de Dezembro de 2011 às 01:39

Entretanto, se houver necessidade de esclarecer alguma duvida, estou por aqui até às 20h00.

Olá Bea,

Gostaria de poder facilitar-vos a vida, mas a verdade é que não posso adiar o teste, devido ao facto de só ter as duas turmas do 10º ano na segunda-feira. Na quarta só vos tenho a vocês o que implicaria ter que fazer um novo teste, e isso é manifestamente impossivel neste momento, dado o curto espaço de tempo. Para além de tudo isto, os testes já foram fotocopiados para ambas as turmas.

Fernando Ildefonso

Olá professor.
Eu analisei o texto, vi o video e cheguei a conclusão que para perceber-mos o problema que aqui se levanta temos que saber o que é livre-arbítrio e o que é determinismo, então determinismo é aquilo que nós fazemos porque não temos outra opção é quase que obrigatório certo? , e livre-arbítrio é sinónimo de autonomia pois só agimos daquela maneira ou fazemos algo (ou não) dependendo de nós das nossas razões, dos nossos motivos e vontades, certo?
Logo, eu acho que já cheguei ao ponto 4. (mas claro que não tenho a certeza) acho que o problema é: será que o livre-arbítrio tem alguma relação com o Determinismo? , mas estou um pouco confusa e queria que o professor esclarecesse esta situação na aula um pouco antes da aula se fosse possível , obrigada.

Paula Monteiro
Paula Monteiro a 4 de Dezembro de 2011 às 16:55

Olá Paula,
antes de mais, parabéns pela tua iniciativa e pela tua dúvida que foi muito bem formulada e bem auto-solucionada, à tua medida. :-)

O determinismo, como certamente consultaste no link de pesquisa que deixei, refere-se aos fatores que determinam ou condicionam os comportamentos humanos e que não estão relacionados com a liberdade de escolha (livre-arbitrio), a vontade ou razões ponderadas, deliberadas e fundamentadas. Exemplo destes fatores, posso falar-te das leis naturais que determinam nomeadamente a fome ou a sede, a autopreservação, os reflexos, etc. Quanto ao livre-arbitrio, acertaste em cheio. Quanto ao problema, pensa melhor. Não vou dizer já para podermos lá chegar em conjunto na aula. No entanto pensa no conceito de ação que definimos na aula. Depois relaciona-o com estas duas ordens de fatores, o livre-arbitrio e o determinismo. Que questões é que nos ocorre fazer perante este cenário? Não tinha muita piada dar-te já a solução! :-) bom trabalho. Se houver duvidas para o teste, aproveita.


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