Segunda-feira, 28 de Novembro de 2011

Livre-arbítrio ou determinismo?

Embora façamos homenagens verbais ao nosso amor ao livre-arbítrio, na hora da verdade agarramo-nos ao determinismo para nos salvarmos. (…) Assim o fazem todos os criminosos que utilizam a defesa de insanidade ou de responsabilidade diminuída. Assim o fazem todos os cônjuges ciumentos que utilizam a defesa da insanidade temporária depois de terem assassinado o parceiro infiel. Assim o faz o parceiro infiel quando justifica a infidelidade. Assim o fazem todos os grandes empresários que utilizam a culpa da doença de Alzheimer quando acusados de fraude contra os acionistas.

 

Assim o faz uma criança no recreio ao dizer que um amigo o obrigou a fazê-lo. Assim o faz cada um de nós quando voluntariamente alinhamos com uma sugestão subtil do terapeuta de que devemos culpar os nossos pais pela nossa infelicidade actual. Assim o faz um político que culpa as condições sociais pela criminalidade da zona. (…) Assim o fazem todas as pessoas que consultam o horóscopo. Em cada caso existe um abraço voluntário, feliz e agradecido ao determinismo. Longe de amarmos o livre-arbítrio, parecemos ser uma espécie que positivamente se precipita para o entregar (ao tribunal) sempre que pode.



Adaptação de Matt Ridley, Genoma, Gradiva

 

 

 

 
Para os meus alunos do 10º ano:
 
Vamos lá aplicar alguns conhecimentos. Comecemos por: 
 
    1. arranjar coragem;
    2. analisar os conteúdos do texto e do vídeo;
    3. esclarecer dúvidas (usando o comentário);
    4. enunciar o problema em análise;
    5. definir a/as tese/s assumida/s;
    6. identificar os argumentos que sustentam a/s tese/s assumida/s.
    7. arriscar expôr uma posição própria sobre o assunto.
 

Por agora, se conseguirem chegar ao ponto 3, já fico satisfeito. O resto pode ir sendo feito até ao final do ano letivo, de acordo com o vosso ritmo e disponibilidade. Bom trabalho!

 

 



publicado por ideias-em-movimento às 23:20
Olá Paula,
antes de mais, parabéns pela tua iniciativa e pela tua dúvida que foi muito bem formulada e bem auto-solucionada, à tua medida. :-)

O determinismo, como certamente consultaste no link de pesquisa que deixei, refere-se aos fatores que determinam ou condicionam os comportamentos humanos e que não estão relacionados com a liberdade de escolha (livre-arbitrio), a vontade ou razões ponderadas, deliberadas e fundamentadas. Exemplo destes fatores, posso falar-te das leis naturais que determinam nomeadamente a fome ou a sede, a autopreservação, os reflexos, etc. Quanto ao livre-arbitrio, acertaste em cheio. Quanto ao problema, pensa melhor. Não vou dizer já para podermos lá chegar em conjunto na aula. No entanto pensa no conceito de ação que definimos na aula. Depois relaciona-o com estas duas ordens de fatores, o livre-arbitrio e o determinismo. Que questões é que nos ocorre fazer perante este cenário? Não tinha muita piada dar-te já a solução! :-) bom trabalho. Se houver duvidas para o teste, aproveita.


Neste blog, as ideias têm que estar em movimento, sujeitas a partilha, é esta a condição. Podemos fazê-lo de multiplas formas, através do comentário, discussão e debate, questionando a nossa realidade para a perceber melhor.
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