Domingo, 09 de Outubro de 2011

Ética, Moral e Humanismo

Fernando Savater nasceu em 1947 em Espanha.
Este filósofo escreveu varias obras, "Ética para um jovem" foi uma delas que nos vai interessar para o assunto que vamos falar: A ética.

O que é a ética?


A ética é uma das disciplinas filosóficas, que investiga problemas que surgem do facto de vivermos em sociedade e de as nossas acções terem consequências sobre as outras pessoas ou sobre outros seres. Ela debruça-se sobre valores como a justiça, igualdade, liberdade, patriotismo e alguns conceitos como o direito e o dever, que podem ter influência nas nossas acções. Esta disciplina avalia e pondera o que é uma acção boa ou o que é uma acção má, que possa pôr em causa os direitos e deveres de cada um, tendo nós consciência e responsabilidade pelos nossos actos, reflecte sobre a moral humana.

No livro "Ética para um jovem", de Fernando Savater, é focada a igualdade, liberdade e justiça.

 

Ed. D. Quixote

 

 

Filosofia para um Jovem

 

A filosofia é uma capacidade intrínseca a qualquer ser consciente, na medida em que todos nós nos questionamos sobre temas como a justiça, a felicidade, a dor e a morte. Neste livro, Javier Sádaba convida-nos fundamentalmente a participar num diálogo aberto sobre a vida e a existência, imprescindível para esclarecer o conhecimento que temos do mundo e de nós mesmos. Além de responder a questões basilares como: «Para que serve a filosofia?», Sádaba inclui no final do livro um glossário alfabético bastante completo, que engloba alguns dos conceitos mais importantes da filosofia, tais como: «a priori» (o que se pode conhecer sem recorrer à experiência); «tautologia» (repetição da mesma ideia, conceito fundamental introduzido por Wittgenstein); entre dezenas de outros. Filosofia para Um Jovem, escrito com clareza e simplicidade, impelirá, de certo, não só os mais jovens como também os adultos a abraçar o fascinante mundo da filosofia. (Ed. Presença)


publicado por ideias-em-movimento às 22:12
Neste blog, as ideias têm que estar em movimento, sujeitas a partilha, é esta a condição. Podemos fazê-lo de multiplas formas, através do comentário, discussão e debate, questionando a nossa realidade para a perceber melhor.
mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO