Domingo, 09 de Outubro de 2011

         Em qualquer área de conhecimento, a medicina, por exemplo, à medida que vai havendo necessidade de maior aprofundamento dos fenómenos (uma doença), torna-se indispensável avançar para áreas de especialização. Assim, a partir da medicina, foram surgindo diferentes sub-áreas especializadas como a dermatologia, ontorinolaringologia, cardiologia, etc.. Também na área de conhecimento da filosofia, dada a complexidade do seu objecto de estudo, foi necessário organizar em sub-disciplinas os diferentes temas/objectos de reflexão filosófica. Desta forma torna-se mais fácil enquadrar os diferentes problemas filosóficos, de acordo com a especificidade dos conteúdos que cada um deles aborda. Neste sentido, passo a apresentar as diferentes áreas de reflexão filosófica (especialidades da filosofia), ilustrando cada uma delas com um determinado tipo de problemas específicos.

 

    • Filosofia da Religião
      Deus  existe? O mal que há no mundo é compatível com a existência de Deus? Até que  ponto a fé religiosa deve estar ao abrigo de discussão?
 
    • Axiologia e Ética ou Filosofia Moral
      Há padrões morais comuns a todos os seres humanos? Ou todas as  normas morais são relativas a grupos humanos? A pena de morte é moralmente  aceitável? E o aborto? E a eutanásia?
 
    • Axiologia e Estética
      O que é a arte? Como é que  um objecto se torna artístico? Por uma propriedade desse objecto? Pela sensibilidade de quem o contempla?
    • Filosofia do Direito
      O que é o Direito? O Direito é expressão de uma vontade comum? É a concretização (imperfeita) da  ideia de Justiça? É instrumento de poder de alguns? Como se justifica a punição  de um criminoso? Vingança? Protecção da sociedade? Recuperação?
    • Filosofia Política
      O que é o Estado? O Estado é um bem? É um mal menor? É necessário ou poderíamos dispensá-lo? Até  onde deve ir o seu poder? Em que condições é legítimo um Estado intervir nos  assuntos internos de outro Estado?
    • Filosofia do Conhecimento ou Epistemologia
      O que é a verdade? Há verdade em matéria moral, política e religiosa ou ela só é possível nas ciências da natureza? Ou nem mesmo nessas ciências encontramos verdades?
 
  • Ontologia e Metafísica
    Que é a realidade? Uma pedra, o valor de uma mercadoria e um sonho são igualmente reais? Há critérios seguros para distinguirmos as aparências da realidade?
    (transcrito de RODRIGUES, Luís - Filosofia: 10º ano)


publicado por ideias-em-movimento às 17:29
Neste blog, as ideias têm que estar em movimento, sujeitas a partilha, é esta a condição. Podemos fazê-lo de multiplas formas, através do comentário, discussão e debate, questionando a nossa realidade para a perceber melhor.
mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO